02 de Abril "Dia Mundial de Conscientização do Autismo"

A conscientização deve acontecer todos os dias. Hoje vamos lembrar do proximo e desta data tão significativa a todos.

img
#DireitosHumano POR ÁLLYSSON F. F. 02 DE ABRIL DE 2020

Nesta quinta-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica. A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day ), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul - no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor - para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Um autista percebe o mundo de forma diferente do que é considerado normal. Os sintomas variam de intensidade de pessoa a pessoa, mas como características principais apresentam interesses limitados, comportamentos repetitivos e dificuldades na comunicação social.
É comum autistas possuírem talentos específicos acima da média, em áreas como matemática e lógica. A síndrome de Asperger é considerada uma forma de autismo leve.
O azul é a cor símbolo do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos.

O autor Nilton Salvador que trabalha muito em suas obras a respeito do autismo diz: "Tudo que sabemos sobre o autismo, aprendemos com acertos, erros do passado e, cada vez que desistimos de alguma etapa por medo de errar novamente, batemos na porta do arrependimento para não ficar excluído da possibilidade de evoluir. Para que isso aconteça não podemos esquecer-nos de cultivar a paciência em todos os seus aspectos" (2015, p. 127).

Em 2020, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: "Respeito para todo o espectro", para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após os 3 anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com o transtorno.

Para efeitos legais, os autistas são considerados pessoas com deficiência. De acordo com a Lei nº 12.764/12, é direito da pessoa com TEA o acesso a ações e serviços de saúde, incluindo identificação precoce, atendimento multiprofissional, terapia nutricional, medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.

O Ministério dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebra a data e segue empenhada em garantir os direitos das pessoas com autismo no Brasil.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito