18 de Maio é "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".

#AssistênciaSocial POR ÁLLYSSON F. F. 18 DE MAIO DE 2020

O dia 18 de Maio - "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista... Todos os dias devemos trabalhar no combate do abuso da exploração sexual de nossas crianças e adolescentes. Entretanto, o dia 18 de maio é uma data especial dedicada a este assunto, em que toda a sociedade trabalha com o objetivo de sensibilizar, informar e convocar todos a agirem em prol da defesa dos direitos sexuais de nossos pequeninos.

Este ano está data completa 20 anos desde que entrou em vigor por meio de poder de lei. E 30 anos do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, que possui o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamento para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. SE VOCÊ VIU, OU OUVIU ALGO, COM CRIANÇA E ADOLESCENTE, FIQUE ATENTO. PROTEJA. DENUNCIE LIGUE 100.

Não deixe que isso acabe com uma vida, "HÁ SE VOCÊ SE CALA, VOCÊ CONSENTE E É TÃO CRIMINOSO QUANTO". A violência sexual tira a cor da vida.

Por mais que a criança e o adolescente cresçam as marcas da violência, abuso estarão lá. O Poder Legislativo Municipal junto com o Conselho Tutelar de Patu, CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Patu, CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Poder Executivo. Estão de mãos dadas por esta causa, que como já dito deve ser trabalhado todos os dias, e que VOCÊ cidadão é sim, um contribuinte para que este Crime não destrua a infância de Crianças e Adolescentes. DENUNCIE DISCANDO 100, Ou procure o Conselho Tutelar de nosso Município e para contato ligue (84) 99979-0844. Além disso, você pode procurar também o CRAS ou o CREAS.

ABUSO SEXUAL vs. EXPLORAÇÃO SEXUAL

Abuso sexual: o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. As crianças, devido ao seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato ou resistir a ele, e podem ser psicológicas ou socialmente dependentes do ofensor.

Exploração sexual: quando se paga para ter sexo com pessoas de idade inferior a 18 anos. Tanto o abuso quanto a exploração sexual são crimes de violência sexual.

DISQUE 100