REQUER DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS, FAÇA A REGULAMENTAÇÃO E A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO NAS VIAS PÚBLICAS, INCLUINDO PLACAS INDICATIVAS DE VELOCIDADE, SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA, DIREÇÃO E SENTIDO DE CIRCULAÇÃO, E SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL PARA PEDESTRES E VEÍCULOS, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A SEGURANÇA E A FLUIDEZ DO TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE PATU.
Justifica-se o pleito acima mencionado, pela preocupação e a relevância de ter um olhar para a segurança no trânsito do nosso município. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte e lesões no Brasil, e como somos conhecedores foi de igual modo de muitas pessoas em nossa cidade ou que aqui residia e tinha família. Dentre as principais causas acidentes de trânsito é a falta de sinalização adequada nas vias públicas. Assim, a sinalização de trânsito é fundamental para informar os motoristas sobre as regras de trânsito e as condições da via; prevenir acidentes e reduzir a velocidade; melhorar a fluidez do trânsito e reduzir os congestionamentos. Como também trazer segurança aos pedestres nas vias públicas, haja vista a sinalização que contribui para conscientização de todos que trafegam.
O presente requerimento visa que o Poder Público estabeleça normas de trânsito municipais, além de fazer a instalação e manutenção da sinalização de trânsito, afim de garantir que as vias públicas do nosso município sejam devidamente sinalizadas, reduzindo o número de acidentes de trânsito e melhorar a segurança ao deslocarmos pela cidade. Sendo, essa uma medida fundamental para promoção de segurança no trânsito e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
A regulamentação da sinalização de trânsito nas vias públicas do município de Patu é uma medida indispensável para garantir a segurança viária, promover a organização do trânsito e assegurar o direito constitucional de ir e vir de forma segura. Essa proposta está amparada em legislações e princípios jurídicos relevantes, consolidando a responsabilidade do Poder Público em atuar preventivamente para reduzir acidentes e proporcionar maior fluidez no tráfego.
A Constituição Federal, em seu Art. 30, determina que compete aos municípios organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluindo o trânsito. Nesse sentido, a legislação de trânsito, com destaque para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei nº 9.503/1997, reforça as responsabilidades e medidas necessárias para um trânsito seguro.
O artigo 1º, § 2º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) destaca a segurança viária como direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito. Já o artigo 24 especifica que é de competência municipal a regulamentação e operação do trânsito nas vias públicas municipais, incluindo o planejamento, a implantação e a manutenção da sinalização viária.
A ausência de uma sinalização adequada compromete diretamente a segurança de pedestres e motoristas, além de impactar negativamente a mobilidade urbana. É fundamental destacar que a implementação de sinalização, como placas indicativas de velocidade, semáforos, sinalizações horizontais e verticais, proporciona maior previsibilidade no comportamento dos usuários das vias, reduzindo conflitos e prevenindo acidentes, especialmente em áreas de maior fluxo.
Assim, é importante a devida sinalização no município, e colocação em pontos estratégicos de semáforos como no cruzamento entre e em frente o Supermercado ME e a Avenida Lauro Maia que dispõe de alto fluxo de veículos e transeuntes que usam do comercio local ou saem da escola ali próxima, placas, redutores de velocidade e demais sinalizações em outros locais em todo território urbano do município. Outros trechos como a rotatória próxima a Escola João Godeiro, e acesso ao corredor cultural Hadirson Kaio Marcelino da Silva, locais de constante fluxo de veículos, transeuntes, estudantes, crianças e outros que utilizam nossas vias públicas. Redutores e Placas na Rua Pompeo Teixeira e Rua Lucas Matias que também acaba sendo cruzamento e acesso de maior circulação. Estes locais e todos os demais da cidade devem receber sinalizações urgentemente e implantação de sistema semafórico em vias e cruzamentos com circulação cruzada, e redutores de velocidade, prevenindo acidentes e trazendo segurança, e diminuindo riscos de acidentes.
Portanto, regulamentar a sinalização de trânsito no município de Patu não é apenas uma medida administrativa, mas uma ação que cumpre os preceitos legais e reforça o compromisso da gestão pública com a preservação da vida, o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento urbano sustentável, seguro e cooperativo. É um investimento na qualidade de vida, na organização da cidade, na segurança e que vem a somar para melhoria aos cidadãos patuenses no seu dia a dia.
Diante dos fatos ora expostos, peço aos colegas vereadores pela aprovação do requerimento e sensibilização do Poder Executivo pela celeridade nessa necessidade e melhoria em segurança e tranfegação.
Sala das Sessões Francisco Francelino de Moura – Patu/RN, em 24 de março de 2025.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 24/03/2025 20:32:21 | CADASTRADO | AGENTE: MARÍLIA FERREIRA DO NASCIMENTO MOURA | CADASTRADO | |
| 26/03/2025 15:02:00 | VOTAÇÃO ÚNICA | 003ª (TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 17ª (DÉCIMA SÉTIMA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (02/02/2025 À 17/07/2025) DE 26 DE MARÇO DE 2025 - ORDEM DO DIA mais | APROVADO POR UNANIMIDADE | |
| 27/03/2025 08:00:00 | ENVIO DE OFÍCIO AO PODER EXECUTIVO | COMUNICADO | OFICIO Nº 020/2025 QUE COMUNICA A DELIBERAÇÃO E APROVAÇÃO AO REQUERIMENTO, ENCAMINHADO AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL EM 27/03/2025. |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Vossa Excelência Prefeitura Municipal de Patu - RN |
Entidade |
Patu |
REQUERIMENTO Nº 033/2025 - CMP
PATU/RN, EM 24 DE MARÇO DE 2025.
PROPOSITOR: VEREADOR SUETONEO OLIVEIRA MOURA
EMENTA: REQUER DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS, FAÇA A REGULAMENTAÇÃO E A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO NAS VIAS PÚBLICAS, INCLUINDO PLACAS INDICATIVAS DE VELOCIDADE, SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA, DIREÇÃO E SENTIDO DE CIRCULAÇÃO, E SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL PARA PEDESTRES E VEÍCULOS, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A SEGURANÇA E A FLUIDEZ DO TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE PATU.
O VEREADOR INFRA FIRMADO, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PATU/RN, E NOS TERMOS DO REGIMENTO INTERNO, SUBMETE À APRECIAÇÃO DO PLENÁRIO DESTA CASA LEGISLATIVA O PRESENTE REQUERIMENTO, QUE SOLICITA DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PUBLICOS, FAÇA A REGULAMENTAÇÃO E A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO NAS VIAS PÚBLICAS, INCLUINDO PLACAS INDICATIVAS DE VELOCIDADE, SINALIZAÇÃO SEMAFORICA, DIREÇÃO E SENTIDO DE CIRCULAÇÃO, E SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL PARA PEDESTRES E VEÍCULOS, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A SEGURANÇA E A FLUIDEZ DO TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE PATU.
J U S T I F I C A T I V A
JUSTIFICA-SE O PLEITO ACIMA MENCIONADO, PELA PREOCUPAÇÃO E A RELEVÂNCIA DE TER UM OLHAR PARA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DO NOSSO MUNICÍPIO. DE ACORDO COM DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, OS ACIDENTES DE TRÂNSITO SÃO UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE E LESÕES NO BRASIL, E COMO SOMOS CONHECEDORES FOI DE IGUAL MODO DE MUITAS PESSOAS EM NOSSA CIDADE OU QUE AQUI RESIDIA E TINHA FAMÍLIA. DENTRE AS PRINCIPAIS CAUSAS ACIDENTES DE TRÂNSITO É A FALTA DE SINALIZAÇÃO ADEQUADA NAS VIAS PÚBLICAS. ASSIM, A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO É FUNDAMENTAL PARA INFORMAR OS MOTORISTAS SOBRE AS REGRAS DE TRÂNSITO E AS CONDIÇÕES DA VIA; PREVENIR ACIDENTES E REDUZIR A VELOCIDADE; MELHORAR A FLUIDEZ DO TRÂNSITO E REDUZIR OS CONGESTIONAMENTOS. COMO TAMBÉM TRAZER SEGURANÇA AOS PEDESTRES NAS VIAS PÚBLICAS, HAJA VISTA A SINALIZAÇÃO QUE CONTRIBUI PARA CONSCIENTIZAÇÃO DE TODOS QUE TRAFEGAM.
O PRESENTE REQUERIMENTO VISA QUE O PODER PÚBLICO ESTABELEÇA NORMAS DE TRÂNSITO MUNICIPAIS, ALÉM DE FAZER A INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, AFIM DE GARANTIR QUE AS VIAS PÚBLICAS DO NOSSO MUNICÍPIO SEJAM DEVIDAMENTE SINALIZADAS, REDUZINDO O NÚMERO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO E MELHORAR A SEGURANÇA AO DESLOCARMOS PELA CIDADE. SENDO, ESSA UMA MEDIDA FUNDAMENTAL PARA PROMOÇÃO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS.
A REGULAMENTAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO NAS VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PATU É UMA MEDIDA INDISPENSÁVEL PARA GARANTIR A SEGURANÇA VIÁRIA, PROMOVER A ORGANIZAÇÃO DO TRÂNSITO E ASSEGURAR O DIREITO CONSTITUCIONAL DE IR E VIR DE FORMA SEGURA. ESSA PROPOSTA ESTÁ AMPARADA EM LEGISLAÇÕES E PRINCÍPIOS JURÍDICOS RELEVANTES, CONSOLIDANDO A RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO EM ATUAR PREVENTIVAMENTE PARA REDUZIR ACIDENTES E PROPORCIONAR MAIOR FLUIDEZ NO TRÁFEGO.
A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ART. 30, DETERMINA QUE COMPETE AOS MUNICÍPIOS ORGANIZAR E PRESTAR, DIRETAMENTE OU SOB REGIME DE CONCESSÃO OU PERMISSÃO, OS SERVIÇOS PÚBLICOS DE INTERESSE LOCAL, INCLUINDO O TRÂNSITO. NESSE SENTIDO, A LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO, COM DESTAQUE PARA O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (CTB), LEI Nº 9.503/1997, REFORÇA AS RESPONSABILIDADES E MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA UM TRÂNSITO SEGURO.
O ARTIGO 1º, § 2º DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (CTB) DESTACA A SEGURANÇA VIÁRIA COMO DIREITO DE TODOS E DEVER DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES COMPONENTES DO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO. JÁ O ARTIGO 24 ESPECIFICA QUE É DE COMPETÊNCIA MUNICIPAL A REGULAMENTAÇÃO E OPERAÇÃO DO TRÂNSITO NAS VIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS, INCLUINDO O PLANEJAMENTO, A IMPLANTAÇÃO E A MANUTENÇÃO DA SINALIZAÇÃO VIÁRIA.
A AUSÊNCIA DE UMA SINALIZAÇÃO ADEQUADA COMPROMETE DIRETAMENTE A SEGURANÇA DE PEDESTRES E MOTORISTAS, ALÉM DE IMPACTAR NEGATIVAMENTE A MOBILIDADE URBANA. É FUNDAMENTAL DESTACAR QUE A IMPLEMENTAÇÃO DE SINALIZAÇÃO, COMO PLACAS INDICATIVAS DE VELOCIDADE, SEMÁFOROS, SINALIZAÇÕES HORIZONTAIS E VERTICAIS, PROPORCIONA MAIOR PREVISIBILIDADE NO COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS DAS VIAS, REDUZINDO CONFLITOS E PREVENINDO ACIDENTES, ESPECIALMENTE EM ÁREAS DE MAIOR FLUXO.
ASSIM, É IMPORTANTE A DEVIDA SINALIZAÇÃO NO MUNICÍPIO, E COLOCAÇÃO EM PONTOS ESTRATÉGICOS DE SEMÁFOROS COMO NO CRUZAMENTO ENTRE E EM FRENTE O SUPERMERCADO ME E A AVENIDA LAURO MAIA QUE DISPÕE DE ALTO FLUXO DE VEÍCULOS E TRANSEUNTES QUE USAM DO COMERCIO LOCAL OU SAEM DA ESCOLA ALI PRÓXIMA, PLACAS, REDUTORES DE VELOCIDADE E DEMAIS SINALIZAÇÕES EM OUTROS LOCAIS EM TODO TERRITÓRIO URBANO DO MUNICÍPIO. OUTROS TRECHOS COMO A ROTATÓRIA PRÓXIMA A ESCOLA JOÃO GODEIRO, E ACESSO AO CORREDOR CULTURAL HADIRSON KAIO MARCELINO DA SILVA, LOCAIS DE CONSTANTE FLUXO DE VEÍCULOS, TRANSEUNTES, ESTUDANTES, CRIANÇAS E OUTROS QUE UTILIZAM NOSSAS VIAS PÚBLICAS. REDUTORES E PLACAS NA RUA POMPEO TEIXEIRA E RUA LUCAS MATIAS QUE TAMBÉM ACABA SENDO CRUZAMENTO E ACESSO DE MAIOR CIRCULAÇÃO. ESTES LOCAIS E TODOS OS DEMAIS DA CIDADE DEVEM RECEBER SINALIZAÇÕES URGENTEMENTE E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA SEMAFÓRICO EM VIAS E CRUZAMENTOS COM CIRCULAÇÃO CRUZADA, E REDUTORES DE VELOCIDADE, PREVENINDO ACIDENTES E TRAZENDO SEGURANÇA, E DIMINUINDO RISCOS DE ACIDENTES.
PORTANTO, REGULAMENTAR A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE PATU NÃO É APENAS UMA MEDIDA ADMINISTRATIVA, MAS UMA AÇÃO QUE CUMPRE OS PRECEITOS LEGAIS E REFORÇA O COMPROMISSO DA GESTÃO PÚBLICA COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, O BEM-ESTAR DOS CIDADÃOS E O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL, SEGURO E COOPERATIVO. É UM INVESTIMENTO NA QUALIDADE DE VIDA, NA ORGANIZAÇÃO DA CIDADE, NA SEGURANÇA E QUE VEM A SOMAR PARA MELHORIA AOS CIDADÃOS PATUENSES NO SEU DIA A DIA.
DIANTE DOS FATOS ORA EXPOSTOS, PEÇO AOS COLEGAS VEREADORES PELA APROVAÇÃO DO REQUERIMENTO E SENSIBILIZAÇÃO DO PODER EXECUTIVO PELA CELERIDADE NESSA NECESSIDADE E MELHORIA EM SEGURANÇA E TRANFEGAÇÃO.
SALA DAS SESSÕES FRANCISCO FRANCELINO DE MOURA – PATU/RN, EM 24 DE MARÇO DE 2025.
SUETONEO OLIVEIRA MOURA
VEREADOR PROPOSITOR