REQUERIMENTO - PARA O EXECUTIVO: 104/2025

Informações da matéria
Autor: JOSÉ MARCONDES PEREIRA DA COSTA
Data: 02/07/2025
Visualizações:
Array
Ementa

REQUER DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS, REALIZE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DE MEDIDAS RELATIVAS AO FUNDO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE PATU – PREVIPATU.

Justificativa

Justifica-se o pleito acima mencionado, tendo em vista que a presente solicitação justifica-se diante da necessidade de esclarecimentos à população, aos servidores municipais e aos órgãos de controle, quanto à gestão dos recursos do referido fundo, seu equilíbrio financeiro e atuarial, bem como as medidas que estão sendo ou que precisam ser adotadas para garantir a sua sustentabilidade a longo prazo.
Propõe-se que sejam convidados para participar da audiência os seguintes representantes: Presidente do PREVIPATU; Representante do Poder Executivo Municipal; Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais; Representantes do Ministério Público; Especialistas em previdência pública; e demais autoridades e membros da sociedade civil interessados na temática.
O presente requerimento encontra amparo: No art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal, que estabelece que "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente" e no art. 37 da Constituição Federal, que assegura os princípios da administração pública, especialmente a legalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Além, do art. 30, incisos I e II da Constituição Federal, que confere competência ao Município para legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislação federal e estadual no que couber.
A Lei nº 9.717/1998, que estabelece regras gerais para a organização e funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos. A qual no Princípio da Transparência e Participação Popular, que norteiam a administração pública moderna e a atuação legislativa, conforme, artigo 1 e 6 da Lei 9.717/1998, dispõe:

“Art. 1º: Determina que a organização do RPPS deve observar critérios de natureza atuarial e contábil.
Art. 6º: Obriga a gestão transparente e a prestação de contas à sociedade”.

A crescente preocupação de servidores municipais quanto à saúde financeira e atuarial do PREVIPATU, bem como possíveis inconsistências na gestão do fundo, tornam urgente a realização de uma Audiência Pública que permita amplo debate com a participação de autoridades, técnicos e sociedade civil. A transparência e o controle social são indispensáveis à boa governança e à preservação do direito à aposentadoria dos servidores.

A Audiência Pública, instrumento democrático de participação cidadã, permitirá esclarecer dúvidas da população, coletar sugestões e propor encaminhamentos concretos. A situação do PREVIPATU requer atenção imediata, diante das crescentes preocupações de servidores ativos, inativos e pensionistas sobre a viabilidade financeira e atuarial do fundo.

Diante dos fatos ora expostos, peço a aprovação da matéria.

Sala das Sessões Francisco Francelino de Moura – Patu/RN, em 02 de julho de 2025

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
02/07/2025 00:00:00 CADASTRADO 
AGENTE: MARÍLIA FERREIRA DO NASCIMENTO MOURA
CADASTRADO   
06/08/2025 18:00:00 VOTAÇÃO ÚNICA  001ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 17ª (DÉCIMA SÉTIMA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 6 DE AGOSTO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO POR UNANIMIDADE   
08/08/2025 09:00:00 ENVIO DE OFÍCIO AO PODER EXECUTIVO  COMUNICADO  OFICIO Nº 042/2025 QUE COMUNICA A DELIBERAÇÃO E APROVAÇÃO AO REQUERIMENTO, ENCAMINHADO AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL EM 08/08/2025. 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MARCONDES DO SINDICATO

VEREADOR

PP

Autor

Corpo da matéria

REQUERIMENTO Nº 104/2025 - CMP
PATU/RN, EM 02 DE JULHO DE 2025.

PROPOSITOR: VEREADOR JOSÉ MARCONDES PEREIRA DA COSTA


EMENTA: REQUER DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS, REALIZE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DE MEDIDAS RELATIVAS AO FUNDO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE PATU – PREVIPATU.

O VEREADOR INFRA FIRMADO, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PATU/RN, E NOS TERMOS DO REGIMENTO INTERNO, REQUER A VOSSA EXCELÊNCIA QUE SEJA RECEBIDO E SUBMETIDO À APRECIAÇÃO DO PLENÁRIO DESTA CASA LEGISLATIVA O PRESENTE REQUERIMENTO, QUE SOLICITA DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS, REALIZE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DE MEDIDAS RELATIVAS AO FUNDO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE PATU – PREVIPATU.

J U S T I F I C A T I V A

JUSTIFICA-SE O PLEITO ACIMA MENCIONADO, TENDO EM VISTA QUE A PRESENTE SOLICITAÇÃO JUSTIFICA-SE DIANTE DA NECESSIDADE DE ESCLARECIMENTOS À POPULAÇÃO, AOS SERVIDORES MUNICIPAIS E AOS ÓRGÃOS DE CONTROLE, QUANTO À GESTÃO DOS RECURSOS DO REFERIDO FUNDO, SEU EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL, BEM COMO AS MEDIDAS QUE ESTÃO SENDO OU QUE PRECISAM SER ADOTADAS PARA GARANTIR A SUA SUSTENTABILIDADE A LONGO PRAZO.
PROPÕE-SE QUE SEJAM CONVIDADOS PARA PARTICIPAR DA AUDIÊNCIA OS SEGUINTES REPRESENTANTES: PRESIDENTE DO PREVIPATU; REPRESENTANTE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL; REPRESENTANTES DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS; REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO PÚBLICO; ESPECIALISTAS EM PREVIDÊNCIA PÚBLICA; E DEMAIS AUTORIDADES E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL INTERESSADOS NA TEMÁTICA.
O PRESENTE REQUERIMENTO ENCONTRA AMPARO: NO ART. 1º, PARÁGRAFO ÚNICO, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUE ESTABELECE QUE "TODO O PODER EMANA DO POVO, QUE O EXERCE POR MEIO DE REPRESENTANTES ELEITOS OU DIRETAMENTE" E NO ART. 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUE ASSEGURA OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ESPECIALMENTE A LEGALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA. ALÉM, DO ART. 30, INCISOS I E II DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUE CONFERE COMPETÊNCIA AO MUNICÍPIO PARA LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL E SUPLEMENTAR A LEGISLAÇÃO FEDERAL E ESTADUAL NO QUE COUBER.
A LEI Nº 9.717/1998, QUE ESTABELECE REGRAS GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS. A QUAL NO PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR, QUE NORTEIAM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODERNA E A ATUAÇÃO LEGISLATIVA, CONFORME, ARTIGO 1 E 6 DA LEI 9.717/1998, DISPÕE:

“ART. 1º: DETERMINA QUE A ORGANIZAÇÃO DO RPPS DEVE OBSERVAR CRITÉRIOS DE NATUREZA ATUARIAL E CONTÁBIL.
ART. 6º: OBRIGA A GESTÃO TRANSPARENTE E A PRESTAÇÃO DE CONTAS À SOCIEDADE”.

A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO DE SERVIDORES MUNICIPAIS QUANTO À SAÚDE FINANCEIRA E ATUARIAL DO PREVIPATU, BEM COMO POSSÍVEIS INCONSISTÊNCIAS NA GESTÃO DO FUNDO, TORNAM URGENTE A REALIZAÇÃO DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE PERMITA AMPLO DEBATE COM A PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES, TÉCNICOS E SOCIEDADE CIVIL. A TRANSPARÊNCIA E O CONTROLE SOCIAL SÃO INDISPENSÁVEIS À BOA GOVERNANÇA E À PRESERVAÇÃO DO DIREITO À APOSENTADORIA DOS SERVIDORES.

A AUDIÊNCIA PÚBLICA, INSTRUMENTO DEMOCRÁTICO DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, PERMITIRÁ ESCLARECER DÚVIDAS DA POPULAÇÃO, COLETAR SUGESTÕES E PROPOR ENCAMINHAMENTOS CONCRETOS. A SITUAÇÃO DO PREVIPATU REQUER ATENÇÃO IMEDIATA, DIANTE DAS CRESCENTES PREOCUPAÇÕES DE SERVIDORES ATIVOS, INATIVOS E PENSIONISTAS SOBRE A VIABILIDADE FINANCEIRA E ATUARIAL DO FUNDO.

DIANTE DOS FATOS ORA EXPOSTOS, PEÇO A APROVAÇÃO DA MATÉRIA.

SALA DAS SESSÕES FRANCISCO FRANCELINO DE MOURA – PATU/RN, EM 02 DE JULHO DE 2025

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
SS_104_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON