REQUERIMENTO - PARA MESA DIRETORA: 130/2025

Informações da matéria
Autor: SUETONEO OLIVEIRA MOURA
Data: 19/08/2025
Visualizações:
Array
Ementa

REQUER DA MESA DIRETORA DESTA CASA LEGISLATIVA, QUE SEJA ENVIADA UMA MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO E APLAUSOS AO PROFESSOR, HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR PETRONILO HEMETÉRIO FILHO.

Justificativa

Justifica-se o pleito acima mencionado, tendo em vista que trata uma singela homenagem e reconhecimento ao Professor, Historiador, Pesquisador e Escritor, Petronilo Hemetério Filho, nascido no Sítio Cumaru, neste município Patu/RN, aos 25 de agosto de 1935, filho de Petronilo Hemetério de Moura e de Jovelina Ernestina da Silva. Na educação, o mesmo exerceu a docência na rede estadual de ensino no período de 1966 a 1996, hoje aposentado. Foi aluno, professor e diretor do Ginásio Comercial de Patu. Foi eleito ao cargo de Vereador, no período de 1967 a 1971, tendo sido o 1º presidente eleito do Legislativo Patuense para mandato de 1969 a 1971, cargo então, exercido antes pelo Vice-Prefeito. Lançou seu primeiro Livro “História do Município de Patu”, em 1997, reeditado em 2009.

Exerceu o cargo de Secretário de Obras e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Patu, 1989 a 1992; exerceu o Cargo de Representante Regional do FUNRURAL para 11 municípios do Oeste Potiguar, de 1972 a 1991, órgão que concedia a aposentadoria aos trabalhadores rurais que se enquadrassem na Lei complementar nº 11; exerceu o cargo de Secretário da Federação da Agricultura (FAERN), de 1999 a 2007; conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RN), de 1999 a 2007; recebeu o Título de Cidadão Honorário da cidade de Rafael Godeiro, aprovado pela Câmara Municipal, por intermédio do Vereador Antônio Mariano; recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Secretaria da Cultura Patuense, em 2014; recebeu a Medalha de Destaque do Blog “A Folha Patuense”, do Professor da UERN, Aluísio Dutra, em 2013; recebeu o título de Produtor Rural “Personalidade do Campo”.

Criou o programa “Momento Rural” na Rádio Serrana FM, aos sábados, de 1.999 a 2004, e pela Rádio Educadora Patuense, de 2009 a 2012, quando informava ao produtor rural, associados ou não, os serviços prestados pelo sindicato, como também dos atos dos governos federal e estadual para homem do campo.

No ano de 2011, após 02 anos de pesquisa; publicou o seu 2º livro, intitulado “Vivendo e Aprendendo”, em 2012; em 2013, publicou o seu 3º livro de memórias, intitulado “Aderson Dutra de Almeida: Médico e Estadista”, primo em segundo grau e amigo íntimo do mesmo; elaborou o prefácio do livro “Município de Olho d’Água do Borges: Eis a História”, de autoria do Escritor Assis Barros; escreveu a apresentação do livro “Nas Trilhas da Memória”, do Escritor Francisco Ernesto Sobrinho; estando concluindo novas pesquisas para futuras publicações; escreveu artigos com informações atualizadas sobre o meio rural, para o Jornal “O Pico”, intitulados “Momento Rural”; É sócio efetivo dos Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN); Sócio-Fundador da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS). Em 24 de janeiro de 2015 fundou a APLA - Academia Patuense de Letras e Artes (APLA), sendo seu primeiro presidente, ocupando a cadeira de número 01, que tem como patrono, o professor Aderaldo José de Moura, membro participativo da comissão de fundação do Museu Rural do Sítio Cumaru. Em novembro de 2020 foi condecorado pela ACJUS - Academia Mossoroense de Ciências Jurídicas de Mossoró, no qual é acadêmico, ocupando a cadeira que tem como patrono, Francisco Clementino Filho “Neném de Chicó”, com a medalha Ruy Barbosa maior honraria da academia Mossoroense.

Na sua trajetória educacional: Fez o Curso Primário em várias escolas da zona rural, tendo concluído em 1951, a sua primeira professora foi Maria de Lourdes Dias da Cunha (Sitio Tourão). Concluiu o primário na cidade de Patu. Foi estudante do Ginásio Comercial de Patu, onde fez o curso ginasial, na última série já lecionava. Estudou também no Colégio Atheneu Norte Rio Grandense.

Cursou CADES em três etapas no ano de 1964, em seguida fez curso de suficiência para o magistério, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal, na disciplina de História, tendo obtido aprovação por média; o curso terminou em janeiro de 1968, com este curso de aperfeiçoamento o MEC expediu caderneta de registro de Professor de Ensino Secundário sob o nº S-72, RN, com direito a lecionar em qualquer parte do território nacional. Por uma Lei Federal, os Cadeanos que são portadores deste registro estão equiparados ao nível superior de licenciatura;

Ocupou o cargo de Vice-diretor do Ginásio Comercial de Patu, por designação do Dr. Aderson Dutra, exerceu o cargo de Diretor Administrativo do Ginásio Comercial de Patu de 1965 a 1973. Iniciou como professor particular, em 19 de abril de 1966. Foi nomeado pelo Governador Monsenhor Walfredo Gurgel como professor público lotado no Centro Educacional de Mossoró, posteriormente foi posto à disposição do Ginásio Comercial de Patu, até a sua aposentadoria prestando serviços como professor de História.

Fez curso de orientador Pedagógico no Centro de Treinamento de Professor do SEC em Natal, no ano de 1970, tendo recebido diploma no final do curso. Em 1971 fundou a Biblioteca PEDRO ROCHA, pertencente ao Ginásio Comercial de Patu, tendo sido a primeira biblioteca criada por alunos, professores e aberta ao público, com cerca de mil volumes registrados e catalogados. Promoveu a primeira semana da Cultura para angariar fundos para a compra de livros e móveis da biblioteca. Posteriormente deixara os leitores levarem os livros por empréstimos e não houve mais retorno. Deixando a biblioteca quase sem livros.

Ministrou aulas de saudades para alunos concluintes, fez palestras para alunos e professores, ciclo Pais e Mestres e a comunidade, sempre teve preocupado com o ensino, a educação e a cultura patuense. Como prova disso, abandonou os estudos, antes de ingressar na Faculdade para garantir o funcionamento do Ginásio Comercial de Patu, que estava com data marcada para celar suas portas por falta de professores e de quem ficasse na direção do colégio, neste cargo o professor Petronilo passou quase oito anos, trabalhando com zelo, assiduidade e dedicação para garantir a existência do educandário e a educação da juventude estudiosa de Patu. Incentivou a criação de novos cursos tentando promover o surgimento cultural de Patu.

Depois de aposentado continuou a serviço da educação, ministrando cursos do SENAR, através do Sindicato Rural de Patu, para a alfabetização de adultos da zona rural pelo método Paulo Freire. Ajudou na fundação da Escola de Segundo Grau e como Secretário do Rotary Club, participou ao lado de Ednardo Moura e outros, na elaboração do Relatório que compõe a Dossiê para fundação do Campus Universitário de Patu

Sem dúvidas, Petronilo Hemetério Filho tem uma trajetória de vida e profissional rica e dedicada a População e a educação de Patu, levando seu trabalho, conhecimento e reconhecimento para além de Patu, onde tem notoriedade do RN a fora.

Diante do exposto, peço aos Nobres Colegas Vereadores que aprovem essa propositura, afim de homenagear esse homem celebre, que dedicou-se a vida pública, e por meio da educação, cultura e artes, tem um legado extenso e memorável, sendo o primeiro a presidir esta casa legislativa por meio de eleição direta.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
19/08/2025 11:34:34 CADASTRADO 
AGENTE: MARÍLIA FERREIRA DO NASCIMENTO MOURA
CADASTRADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

SUETONEO MOURA

PRESIDENTE

PL

Autor

Corpo da matéria

REQUERIMENTO Nº 130/2025 – CMP
PATU/RN, EM 19 DE AGOSTO DE 2025.

PROPOSITOR: VEREADOR SUETONEO OLIVEIRA MOURA


EMENTA: REQUER DA MESA DIRETORA DESTA CASA LEGISLATIVA, QUE SEJA ENVIADA UMA MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO E APLAUSOS AO PROFESSOR, HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR PETRONILO HEMETÉRIO FILHO.


O VEREADOR INFRA FIRMADO, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PATU/RN, E NOS TERMOS DO REGIMENTO INTERNO, REQUER A VOSSA EXCELÊNCIA QUE SEJA RECEBIDO E SUBMETIDO À APRECIAÇÃO DO PLENÁRIO DESTA CASA LEGISLATIVA O PRESENTE REQUERIMENTO, QUE SOLICITA DA MESA DIRETORA DESTA CASA LEGISLATIVA, QUE SEJA ENVIADA UMA MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO E APLAUSOS AO PROFESSOR, HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR PETRONILO HEMETÉRIO FILHO.

J U S T I F I C A T I V A

JUSTIFICA-SE O PLEITO ACIMA MENCIONADO, TENDO EM VISTA QUE TRATA UMA SINGELA HOMENAGEM E RECONHECIMENTO AO PROFESSOR, HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR, PETRONILO HEMETÉRIO FILHO, NASCIDO NO SÍTIO CUMARU, NESTE MUNICÍPIO PATU/RN, AOS 25 DE AGOSTO DE 1935, FILHO DE PETRONILO HEMETÉRIO DE MOURA E DE JOVELINA ERNESTINA DA SILVA. NA EDUCAÇÃO, O MESMO EXERCEU A DOCÊNCIA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO PERÍODO DE 1966 A 1996, HOJE APOSENTADO. FOI ALUNO, PROFESSOR E DIRETOR DO GINÁSIO COMERCIAL DE PATU. FOI ELEITO AO CARGO DE VEREADOR, NO PERÍODO DE 1967 A 1971, TENDO SIDO O 1º PRESIDENTE ELEITO DO LEGISLATIVO PATUENSE PARA MANDATO DE 1969 A 1971, CARGO ENTÃO, EXERCIDO ANTES PELO VICE-PREFEITO. LANÇOU SEU PRIMEIRO LIVRO “HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE PATU”, EM 1997, REEDITADO EM 2009.

EXERCEU O CARGO DE SECRETÁRIO DE OBRAS E URBANISMO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PATU, 1989 A 1992; EXERCEU O CARGO DE REPRESENTANTE REGIONAL DO FUNRURAL PARA 11 MUNICÍPIOS DO OESTE POTIGUAR, DE 1972 A 1991, ÓRGÃO QUE CONCEDIA A APOSENTADORIA AOS TRABALHADORES RURAIS QUE SE ENQUADRASSEM NA LEI COMPLEMENTAR Nº 11; EXERCEU O CARGO DE SECRETÁRIO DA FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA (FAERN), DE 1999 A 2007; CONSELHEIRO DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR-RN), DE 1999 A 2007; RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DA CIDADE DE RAFAEL GODEIRO, APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL, POR INTERMÉDIO DO VEREADOR ANTÔNIO MARIANO; RECEBEU A MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO DA SECRETARIA DA CULTURA PATUENSE, EM 2014; RECEBEU A MEDALHA DE DESTAQUE DO BLOG “A FOLHA PATUENSE”, DO PROFESSOR DA UERN, ALUÍSIO DUTRA, EM 2013; RECEBEU O TÍTULO DE PRODUTOR RURAL “PERSONALIDADE DO CAMPO”.

CRIOU O PROGRAMA “MOMENTO RURAL” NA RÁDIO SERRANA FM, AOS SÁBADOS, DE 1.999 A 2004, E PELA RÁDIO EDUCADORA PATUENSE, DE 2009 A 2012, QUANDO INFORMAVA AO PRODUTOR RURAL, ASSOCIADOS OU NÃO, OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO SINDICATO, COMO TAMBÉM DOS ATOS DOS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL PARA HOMEM DO CAMPO.

NO ANO DE 2011, APÓS 02 ANOS DE PESQUISA; PUBLICOU O SEU 2º LIVRO, INTITULADO “VIVENDO E APRENDENDO”, EM 2012; EM 2013, PUBLICOU O SEU 3º LIVRO DE MEMÓRIAS, INTITULADO “ADERSON DUTRA DE ALMEIDA: MÉDICO E ESTADISTA”, PRIMO EM SEGUNDO GRAU E AMIGO ÍNTIMO DO MESMO; ELABOROU O PREFÁCIO DO LIVRO “MUNICÍPIO DE OLHO D’ÁGUA DO BORGES: EIS A HISTÓRIA”, DE AUTORIA DO ESCRITOR ASSIS BARROS; ESCREVEU A APRESENTAÇÃO DO LIVRO “NAS TRILHAS DA MEMÓRIA”, DO ESCRITOR FRANCISCO ERNESTO SOBRINHO; ESTANDO CONCLUINDO NOVAS PESQUISAS PARA FUTURAS PUBLICAÇÕES; ESCREVEU ARTIGOS COM INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE O MEIO RURAL, PARA O JORNAL “O PICO”, INTITULADOS “MOMENTO RURAL”; É SÓCIO EFETIVO DOS INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN (IHGRN); SÓCIO-FUNDADOR DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ (ACJUS). EM 24 DE JANEIRO DE 2015 FUNDOU A APLA - ACADEMIA PATUENSE DE LETRAS E ARTES (APLA), SENDO SEU PRIMEIRO PRESIDENTE, OCUPANDO A CADEIRA DE NÚMERO 01, QUE TEM COMO PATRONO, O PROFESSOR ADERALDO JOSÉ DE MOURA, MEMBRO PARTICIPATIVO DA COMISSÃO DE FUNDAÇÃO DO MUSEU RURAL DO SÍTIO CUMARU. EM NOVEMBRO DE 2020 FOI CONDECORADO PELA ACJUS - ACADEMIA MOSSOROENSE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE MOSSORÓ, NO QUAL É ACADÊMICO, OCUPANDO A CADEIRA QUE TEM COMO PATRONO, FRANCISCO CLEMENTINO FILHO “NENÉM DE CHICÓ”, COM A MEDALHA RUY BARBOSA MAIOR HONRARIA DA ACADEMIA MOSSOROENSE.

NA SUA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL: FEZ O CURSO PRIMÁRIO EM VÁRIAS ESCOLAS DA ZONA RURAL, TENDO CONCLUÍDO EM 1951, A SUA PRIMEIRA PROFESSORA FOI MARIA DE LOURDES DIAS DA CUNHA (SITIO TOURÃO). CONCLUIU O PRIMÁRIO NA CIDADE DE PATU. FOI ESTUDANTE DO GINÁSIO COMERCIAL DE PATU, ONDE FEZ O CURSO GINASIAL, NA ÚLTIMA SÉRIE JÁ LECIONAVA. ESTUDOU TAMBÉM NO COLÉGIO ATHENEU NORTE RIO GRANDENSE.

CURSOU CADES EM TRÊS ETAPAS NO ANO DE 1964, EM SEGUIDA FEZ CURSO DE SUFICIÊNCIA PARA O MAGISTÉRIO, NA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE NATAL, NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA, TENDO OBTIDO APROVAÇÃO POR MÉDIA; O CURSO TERMINOU EM JANEIRO DE 1968, COM ESTE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO O MEC EXPEDIU CADERNETA DE REGISTRO DE PROFESSOR DE ENSINO SECUNDÁRIO SOB O Nº S-72, RN, COM DIREITO A LECIONAR EM QUALQUER PARTE DO TERRITÓRIO NACIONAL. POR UMA LEI FEDERAL, OS CADEANOS QUE SÃO PORTADORES DESTE REGISTRO ESTÃO EQUIPARADOS AO NÍVEL SUPERIOR DE LICENCIATURA;

OCUPOU O CARGO DE VICE-DIRETOR DO GINÁSIO COMERCIAL DE PATU, POR DESIGNAÇÃO DO DR. ADERSON DUTRA, EXERCEU O CARGO DE DIRETOR ADMINISTRATIVO DO GINÁSIO COMERCIAL DE PATU DE 1965 A 1973. INICIOU COMO PROFESSOR PARTICULAR, EM 19 DE ABRIL DE 1966. FOI NOMEADO PELO GOVERNADOR MONSENHOR WALFREDO GURGEL COMO PROFESSOR PÚBLICO LOTADO NO CENTRO EDUCACIONAL DE MOSSORÓ, POSTERIORMENTE FOI POSTO À DISPOSIÇÃO DO GINÁSIO COMERCIAL DE PATU, ATÉ A SUA APOSENTADORIA PRESTANDO SERVIÇOS COMO PROFESSOR DE HISTÓRIA.

FEZ CURSO DE ORIENTADOR PEDAGÓGICO NO CENTRO DE TREINAMENTO DE PROFESSOR DO SEC EM NATAL, NO ANO DE 1970, TENDO RECEBIDO DIPLOMA NO FINAL DO CURSO. EM 1971 FUNDOU A BIBLIOTECA PEDRO ROCHA, PERTENCENTE AO GINÁSIO COMERCIAL DE PATU, TENDO SIDO A PRIMEIRA BIBLIOTECA CRIADA POR ALUNOS, PROFESSORES E ABERTA AO PÚBLICO, COM CERCA DE MIL VOLUMES REGISTRADOS E CATALOGADOS. PROMOVEU A PRIMEIRA SEMANA DA CULTURA PARA ANGARIAR FUNDOS PARA A COMPRA DE LIVROS E MÓVEIS DA BIBLIOTECA. POSTERIORMENTE DEIXARA OS LEITORES LEVAREM OS LIVROS POR EMPRÉSTIMOS E NÃO HOUVE MAIS RETORNO. DEIXANDO A BIBLIOTECA QUASE SEM LIVROS.

MINISTROU AULAS DE SAUDADES PARA ALUNOS CONCLUINTES, FEZ PALESTRAS PARA ALUNOS E PROFESSORES, CICLO PAIS E MESTRES E A COMUNIDADE, SEMPRE TEVE PREOCUPADO COM O ENSINO, A EDUCAÇÃO E A CULTURA PATUENSE. COMO PROVA DISSO, ABANDONOU OS ESTUDOS, ANTES DE INGRESSAR NA FACULDADE PARA GARANTIR O FUNCIONAMENTO DO GINÁSIO COMERCIAL DE PATU, QUE ESTAVA COM DATA MARCADA PARA CELAR SUAS PORTAS POR FALTA DE PROFESSORES E DE QUEM FICASSE NA DIREÇÃO DO COLÉGIO, NESTE CARGO O PROFESSOR PETRONILO PASSOU QUASE OITO ANOS, TRABALHANDO COM ZELO, ASSIDUIDADE E DEDICAÇÃO PARA GARANTIR A EXISTÊNCIA DO EDUCANDÁRIO E A EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE ESTUDIOSA DE PATU. INCENTIVOU A CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS TENTANDO PROMOVER O SURGIMENTO CULTURAL DE PATU.

DEPOIS DE APOSENTADO CONTINUOU A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO, MINISTRANDO CURSOS DO SENAR, ATRAVÉS DO SINDICATO RURAL DE PATU, PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS DA ZONA RURAL PELO MÉTODO PAULO FREIRE. AJUDOU NA FUNDAÇÃO DA ESCOLA DE SEGUNDO GRAU E COMO SECRETÁRIO DO ROTARY CLUB, PARTICIPOU AO LADO DE EDNARDO MOURA E OUTROS, NA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO QUE COMPÕE A DOSSIÊ PARA FUNDAÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PATU

SEM DÚVIDAS, PETRONILO HEMETÉRIO FILHO TEM UMA TRAJETÓRIA DE VIDA E PROFISSIONAL RICA E DEDICADA A POPULAÇÃO E A EDUCAÇÃO DE PATU, LEVANDO SEU TRABALHO, CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO PARA ALÉM DE PATU, ONDE TEM NOTORIEDADE DO RN A FORA.

DIANTE DO EXPOSTO, PEÇO AOS NOBRES COLEGAS VEREADORES QUE APROVEM ESSA PROPOSITURA, AFIM DE HOMENAGEAR ESSE HOMEM CELEBRE, QUE DEDICOU-SE A VIDA PÚBLICA, E POR MEIO DA EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTES, TEM UM LEGADO EXTENSO E MEMORÁVEL, SENDO O PRIMEIRO A PRESIDIR ESTA CASA LEGISLATIVA POR MEIO DE ELEIÇÃO DIRETA.

DIANTE DOS FATOS ORA EXPOSTOS PEÇO A APROVAÇÃO DA MATÉRIA.

SALA DAS SESSÕES FRANCISCO FRANCELINO DE MOURA – PATU/RN, EM 11 DE AGOSTO DE 2025



SUETONEO OLIVEIRA MOURA
VEREADOR PROPOSITOR

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
Arquivo_130_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON