REQUER DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, FAÇA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DIGITAL (SITE, APLICATIVO OU WHATSAPP OFICIAL) PARA O AGENDAMENTO DE CONSULTAS, EXAMES E REGISTRO DE DEMANDAS DA POPULAÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) DO MUNICÍPIO.
Justifica-se o pleito acima mencionado, pela necessidade de que se faça a criação e implantação de um canal de atendimento digital nas Unidades Básicas de Saúde, uma medida necessária para modernizar e otimizar os serviços de atenção primária à saúde no município. Atualmente, muitos pacientes enfrentam longas filas, havendo como é de conhecimento a depender dos dias a necessidade de a população madrugar ou chegar cedo, para obtenção de senhas/ficha para atendimento, e caso ocorra imprevistos que provoque a falta do profissional não tem como saber muitas vezes e ocorre os deslocamentos desnecessários para obtenção de informações e busca por consultas, dificuldades de comunicação com as unidades de saúde. Essa situação causa insatisfação da população e sobrecarga nos serviços presenciais.
Vivemos um momento na sociedade que a informação chega rapidamente e facilmente pode ser usada para necessidades e facilidades em atendimentos e busca por serviços, e muitos municípios no Brasil, tem seguido a modernização e otimizado e melhorado o acesso aos serviços de saúde e informação dessa área, sabemos que foi implantado desde a gestão passada e continuado na gestão atual um sistema no nosso município para diminuir o gasto com papeis nas unidades de saúde do município, e otimizar, bem como integrar em um sistema as informações e possivelmente servir como banco de dados. Sinal, que além de pensar no erário público a médio e longo prazo, se busca oferecer eficiência e qualidade nas informações e armazenamento.
Com isso, requiro que o Poder Municipal, que através da Secretaria Municipal de Saúde, e da Secretaria Municipal de Planejamento, faça a implantação de um sistema digital que possa compreender um site, aplicativo ou WhatsApp oficial, para o agendamento de consultas, exames e registro de demandas da população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Com um canal digital, os cidadãos poderão facilmente e de qualquer lugar sem precisar se deslocar de casa até uma UBS, agendar consultas e exames de forma rápida, o que pode ser pensado também em outro momento também a oferecer compreendendo a Secretaria Municipal de Saúde, mas tratando se das UBS, o sistema também permitiria acompanhar o andamento de seus atendimentos, registrar reclamações, sugestões ou solicitações diretamente à unidade, contribuiria efetivamente para redução de filas e aglomerações, especialmente em tempos de surtos e doenças respiratórias. Possibilitaria também melhorar o controle da demanda e o planejamento da equipe de saúde.
Além disso, o uso da tecnologia para essa finalidade amplia o acesso aos serviços de saúde, sobretudo para pessoas com mobilidade reduzida, moradores da zona rural e trabalhadores que não conseguem ir até a UBS durante o horário comercial. Trata-se de um avanço em transparência, agilidade e eficiência no atendimento à população, conforme os princípios do SUS de universalidade, integralidade e equidade. Dito, isto é uma reinvindicação importante para melhoria nos atendimentos e acessibilidade aos serviços de saúde.
Diante dos fatos ora expostos peço a aprovação da matéria.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 23/06/2025 00:00:00 | CADASTRADO | AGENTE: MARÍLIA FERREIRA DO NASCIMENTO MOURA | CADASTRADO | |
| 25/06/2025 18:00:00 | VOTAÇÃO ÚNICA | 008ª (OITAVO) SESSÃO ORDINÁRIA DA 17ª (DÉCIMA SÉTIMA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (02/02/2025 À 17/07/2025) DE 25 DE JUNHO DE 2025 - ORDEM DO DIA mais | APROVADO POR UNANIMIDADE | |
| 26/06/2025 09:00:00 | ENVIO DE OFÍCIO AO PODER EXECUTIVO | COMUNICADO | OFICIO Nº 035/2025 QUE COMUNICA A DELIBERAÇÃO E APROVAÇÃO AO REQUERIMENTO, ENCAMINHADO AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL EM 26/06/2025. |
REQUERIMENTO Nº 100/2025 - CMP
PATU/RN, EM 23 DE JUNHO DE 2025.
PROPOSITORA: VEREADORA ROBERTA RAYANNE NUNES LEITE
EMENTA: REQUER DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, FAÇA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DIGITAL (SITE, APLICATIVO OU WHATSAPP OFICIAL) PARA O AGENDAMENTO DE CONSULTAS, EXAMES E REGISTRO DE DEMANDAS DA POPULAÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) DO MUNICÍPIO.
A VEREADORA INFRA FIRMADA, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PATU/RN, E NOS TERMOS DO REGIMENTO INTERNO, REQUER A VOSSA EXCELÊNCIA QUE SEJA RECEBIDO E SUBMETIDO À APRECIAÇÃO DO PLENÁRIO DESTA CASA LEGISLATIVA O PRESENTE REQUERIMENTO, QUE SOLICITA DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, FAÇA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DIGITAL (SITE, APLICATIVO OU WHATSAPP OFICIAL) PARA O AGENDAMENTO DE CONSULTAS, EXAMES E REGISTRO DE DEMANDAS DA POPULAÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) DO MUNICÍPIO.
J U S T I F I C A T I V A
JUSTIFICA-SE O PLEITO ACIMA MENCIONADO, PELA NECESSIDADE DE QUE SE FAÇA A CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM CANAL DE ATENDIMENTO DIGITAL NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, UMA MEDIDA NECESSÁRIA PARA MODERNIZAR E OTIMIZAR OS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO. ATUALMENTE, MUITOS PACIENTES ENFRENTAM LONGAS FILAS, HAVENDO COMO É DE CONHECIMENTO A DEPENDER DOS DIAS A NECESSIDADE DE A POPULAÇÃO MADRUGAR OU CHEGAR CEDO, PARA OBTENÇÃO DE SENHAS/FICHA PARA ATENDIMENTO, E CASO OCORRA IMPREVISTOS QUE PROVOQUE A FALTA DO PROFISSIONAL NÃO TEM COMO SABER MUITAS VEZES E OCORRE OS DESLOCAMENTOS DESNECESSÁRIOS PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES E BUSCA POR CONSULTAS, DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO COM AS UNIDADES DE SAÚDE. ESSA SITUAÇÃO CAUSA INSATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO E SOBRECARGA NOS SERVIÇOS PRESENCIAIS.
VIVEMOS UM MOMENTO NA SOCIEDADE QUE A INFORMAÇÃO CHEGA RAPIDAMENTE E FACILMENTE PODE SER USADA PARA NECESSIDADES E FACILIDADES EM ATENDIMENTOS E BUSCA POR SERVIÇOS, E MUITOS MUNICÍPIOS NO BRASIL, TEM SEGUIDO A MODERNIZAÇÃO E OTIMIZADO E MELHORADO O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE E INFORMAÇÃO DESSA ÁREA, SABEMOS QUE FOI IMPLANTADO DESDE A GESTÃO PASSADA E CONTINUADO NA GESTÃO ATUAL UM SISTEMA NO NOSSO MUNICÍPIO PARA DIMINUIR O GASTO COM PAPEIS NAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO, E OTIMIZAR, BEM COMO INTEGRAR EM UM SISTEMA AS INFORMAÇÕES E POSSIVELMENTE SERVIR COMO BANCO DE DADOS. SINAL, QUE ALÉM DE PENSAR NO ERÁRIO PÚBLICO A MÉDIO E LONGO PRAZO, SE BUSCA OFERECER EFICIÊNCIA E QUALIDADE NAS INFORMAÇÕES E ARMAZENAMENTO.
COM ISSO, REQUIRO QUE O PODER MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, FAÇA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DIGITAL QUE POSSA COMPREENDER UM SITE, APLICATIVO OU WHATSAPP OFICIAL, PARA O AGENDAMENTO DE CONSULTAS, EXAMES E REGISTRO DE DEMANDAS DA POPULAÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) DO MUNICÍPIO.
COM UM CANAL DIGITAL, OS CIDADÃOS PODERÃO FACILMENTE E DE QUALQUER LUGAR SEM PRECISAR SE DESLOCAR DE CASA ATÉ UMA UBS, AGENDAR CONSULTAS E EXAMES DE FORMA RÁPIDA, O QUE PODE SER PENSADO TAMBÉM EM OUTRO MOMENTO TAMBÉM A OFERECER COMPREENDENDO A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, MAS TRATANDO SE DAS UBS, O SISTEMA TAMBÉM PERMITIRIA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DE SEUS ATENDIMENTOS, REGISTRAR RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES OU SOLICITAÇÕES DIRETAMENTE À UNIDADE, CONTRIBUIRIA EFETIVAMENTE PARA REDUÇÃO DE FILAS E AGLOMERAÇÕES, ESPECIALMENTE EM TEMPOS DE SURTOS E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS. POSSIBILITARIA TAMBÉM MELHORAR O CONTROLE DA DEMANDA E O PLANEJAMENTO DA EQUIPE DE SAÚDE.
ALÉM DISSO, O USO DA TECNOLOGIA PARA ESSA FINALIDADE AMPLIA O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE, SOBRETUDO PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA, MORADORES DA ZONA RURAL E TRABALHADORES QUE NÃO CONSEGUEM IR ATÉ A UBS DURANTE O HORÁRIO COMERCIAL. TRATA-SE DE UM AVANÇO EM TRANSPARÊNCIA, AGILIDADE E EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO, CONFORME OS PRINCÍPIOS DO SUS DE UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE. DITO, ISTO É UMA REINVINDICAÇÃO IMPORTANTE PARA MELHORIA NOS ATENDIMENTOS E ACESSIBILIDADE AOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
DIANTE DOS FATOS ORA EXPOSTOS PEÇO A APROVAÇÃO DA MATÉRIA.
SALA DAS SESSÕES FRANCISCO FRANCELINO DE MOURA – PATU/RN, EM 23 DE JUNHO DE 2025.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?