DENOMINA COM O NOME DE “CLÁUDIO RIBEIRO DANTAS” A RUA LOCALIZADA NO LOTEAMENTO ROCHA, SITUADO NA ZONA URBANA DESTE MUNICÍPIO, QUADRA 3, QUE FAZ LIGAÇÃO COM A RUA MITCHELL DANTAS ROCHA DE LIRA E A RUA DOMINGOS FERREIRA DA SILVA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 010/2022 - CMP
PATU/RN, EM 16 DE NOVEMBRO DE 2022.
PROPOSITORA: VEREADORA LUCÉLIA RIBEIRO DANTAS
EMENTA: DENOMINA COM O NOME DE “CLÁUDIO RIBEIRO DANTAS” A RUA LOCALIZADA NO LOTEAMENTO ROCHA, SITUADO NA ZONA URBANA DESTE MUNICÍPIO, QUADRA 3, QUE FAZ LIGAÇÃO COM A RUA MITCHELL DANTAS ROCHA DE LIRA E A RUA DOMINGOS FERREIRA DA SILVA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE PATU, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA A SEGUINTE:
L
E
I
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
ART. 1º. FICA DENOMINADA COM O NOME DE “CLÁUDIO RIBEIRO DANTAS” A RUA LOCALIZADA NO LOTEAMENTO ROCHA, SITUADO NA ZONA URBANA DESTE MUNICÍPIO, QUADRA 3, QUE FAZ LIGAÇÃO COM A RUA MITCHELL DANTAS ROCHA DE LIRA E A RUA DOMINGOS FERREIRA DA SILVA.
ART. 2º. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
SALA DAS SESSÕES FRANCISCO FRANCELINO DE MOURA – PATU/RN, EM 16 DE NOVEMBRO DE 2022.
LUCÉLIA RIBEIRO DANTASVEREADORA PROPOSITORA
JUSTIFICATIVA
BIOGRAFIA
CLÁUDIO RIBEIRO DANTAS NATURAL DA CIDADE DE PATU, NASCEU EM 04 DE MARÇO DE 1964. SENDO O PRIMEIRO FILHO CONCEBIDO DA UNIÃO DO CASAL CICERO RIBEIRO DANTAS IN MEMÓRIA E LÚCIA BRÍGIDA DANTAS. SUA VINDA AO MUNDO TROUXE ALEGRIA PARA OS FAMILIARES E A REALIZAÇÃO MATRIMONIAL COM A CHEGADA DE CLÁUDIO SE FORTALECIA. EM SUA INFÂNCIA FICARAM MARCAS DE UMA CRIANÇA ATIVA E CHEIA DE PERALTICES, FOI UM ADOLESCENTE PRESTATIVO QUE POR NÃO USUFRUIR DE UMA CONDIÇÃO ECONÔMICA FAVORÁVEL E EM VER A DIFICULDADE DOS PAIS, BUSCAVA AJUDAR, COMO ELE MESMO RELATAVA QUE MUITAS VEZES FOI MOLEQUE DE RECADO, FAZENDO MANDADO, ATITUDES QUE AOS OLHOS DE MUITOS SÃO SIMPLES, MAS QUE CONTRIBUÍAM COM O CULTIVO DA RESPONSABILIDADE, VIRTUDE ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE UM HOMEM QUE EM SUA JUVENTUDE SOUBE MUITO BEM COLOCAR EM PRÁTICA. SEU CORAÇÃO SOLIDÁRIO, SEU OLHAR HUMANITÁRIO MARCAVA SUA PERSONALIDADE EMPÁTICA O QUE LHE MOTIVAVA A AJUDAR O PRÓXIMO.
EM 1984, COM A MORTE DE SEU PAI E POR SER O FILHO MAIS VELHO TOMAVA PARA SI ALGUMAS ATRIBUIÇÕES, COLABORANDO COM A LUTA DE UMA MULHER QUE MESMO SENDO FORTE PRECISAVA CUIDAR DE TRÊS FILHOS. CLÁUDIO COMO FILHO DEDICADO, IRMÃO ATENCIOSO QUE SEMPRE AJUDOU A FAMÍLIA BUSCANDO DE FORMA INFORMAL GANHAR ALGUNS TROCADOS, TODO OFÍCIO PARA ELE ERA VÁLIDO DESDE QUE PUDESSE CONTRIBUIR COM O BEM ESTAR FAMILIAR. NO ANO DE 1989 CHEGAVA A PATU UMA GRANDE NOVIDADE TECNOLÓGICA, OS ORELHÕES. PATRIMÔNIO PÚBLICO QUE NECESSITAVA DE UM VIGIA QUE ORIENTASSE DESDE O BOM USO E OS CUIDADOS COM O APARELHO COMO TAMBÉM FOSSE MENSAGEIRO DOS RECADOS FAZENDO A PONTE DA COMUNICAÇÃO ENTRE FAMILIARES E AMIGOS. NESSE ANO TAMBÉM SURGIRA A OPORTUNIDADE QUE O TORNOU SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL, EM 1991 CONSTITUI SEUS LAÇOS MATRIMONIAIS, CASOU-SE, AGORA TERIA SEU PRÓPRIO LAR, SUA FAMÍLIA E O ACOLHIMENTO DO AMOR PATERNO E OS CUIDADOS COM SEU FILHO DE CORAÇÃO ULPIANO ARAGÃO. FOI EM 1992 QUE ELE VIVEU A PLENITUDE DA PATERNIDADE COM O NASCIMENTO DE SEU FILHO EDSON ARAGÃO RIBEIRO. SEUS FILHOS LHE PROPORCIONARAM A ALEGRIA DE CONHECER DOIS DOS SEUS NETOS DAVI E MIGUEL, LAURA NÃO TEVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER O SEU AVÔ, EMBORA ELE TENHA VIVIDO A FELICIDADE DE SABER QUE A MESMA VINHA AO MUNDO.
NO ANO DE 1997 DEIXOU O SERVIÇO MUNICIPAL E EFETIVOU-SE NO ESTADO PRESTANDO SERVIÇO POR MAIS DE 20 ANOS.
PESSOA EXTROVERTIDO, AMAVA A VIDA E VIVER COM INTENSIDADE, VÁRIOS BORDÕES MARCARAM OS MOMENTOS VIVIDOS “POETA”, “SÓ DE ALEGRIA”, “FAZ PARTE DO SHOW”, ENTRE OUTROS QUE UTILIZAVA PARA TORNAR OS MOMENTOS AFETIVOS E CRIATIVOS. MAS COMO A VIDA NÃO É FEITA SÓ DE ALEGRIA, MUITAS DIFICULDADES, DESAFIOS, PERDAS TAMBÉM SURGIRAM, O HOMEM QUE SEMPRE SE MANTEVE FORTE E CHEIO DE ALEGRIA, ENFRENTAVA O ALCOOLISMO QUE GEROU MUITOS DANOS A SUA SAÚDE. NA LUTA PELA VIDA DEIXOU UMA DEMONSTRAÇÃO A TODOS DE QUE A FÉ EM DEUS FAZ VENCER O IMPOSSÍVEL. FEZ TRANSPLANTE HEPÁTICO E POR TRÊS ANOS CELEBROU JUNTO COM SEUS FAMILIARES O MILAGRE E A RECONSTRUÇÃO DE UMA NOVA VIDA, MAS EM 2020 NÃO VENCEU A GRANDE PANDEMIA DA COVID-19. FOI A ÓBITO NO DIA DOIS DE SETEMBRO DEIXANDO UM ENORME VAZIO E UMA ETERNA SAUDADE NO SEU CONVÍVIO FAMILIAR E NAS BOAS AMIZADES QUE NA TERRA CONSTRUIU. O POETA ASSIM COMO CUMPRIMENTAVA A TODOS NOS DEIXOU MATERIALMENTE, MAS O SEU SORRISO, A SUA ALEGRIA CONTINUA ESTAMPADA NO CORAÇÃO E NA LEMBRANÇA DOS QUE O AMAM. AS BOAS LEMBRANÇAS SÃO ADUBOS QUE FERTILIZAM, INSUMOS QUE COMPLEMENTAM E FORTALECEM O QUE SE VIVE HOJE.
[...] ASSIM COMO EM CADA LAGO A LUA TODA BRILHA, PORQUE ALTA VIVE. (FERNADO PESSOA), CLÁUDIO RIBEIRO MESMO FAZENDO PARTE VIDA CELESTIAL CONTINUARÁ EM NOSSOS CORAÇÕES, E EM NOSSAS LEMBRANÇAS.
SALA DAS SESSÕES FRANCISCO FRANCELINO DE MOURA – PATU/RN, EM 16 DE NOVEMBRO DE 2022.
LUCÉLIA RIBEIRO DANTASVEREADORA PROPOSITORA